Mudança na liderança da classificação geral dos carros e UTVs após a terceira etapa do Sertões BRB. Os 386 quilômetros (336 deles cronometrados) que ligaram nesta segunda-feira (26) Santa Maria da Vitória a Luís Eduardo Magalhães, ambos na Bahia, desafiaram pilotos e navegadores com longas retas e um início técnico. E mostraram como, no maior rally das Américas, qualquer detalhe pode fazer a diferença.
Foi exatamente o que aconteceu na disputa dos carros. Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux / Gazoo Racing – MEM), que começaram o dia como líderes, perderam tempo após dois furos de pneu e precisaram contar com um estepe emprestado por Marcos Moraes (Toyota GR Hilux/MEM) para voltar a andar forte. Melhor para Adroaldo Weisheimer, o Major e Beco Andreotti (Toyota GR Hilux / Overdrive).
Chegando praticamente em casa – nasceu em Barreiras (BA), a 90 km de Luís Eduardo, Weisheimer precisou mostrar capacidade de superação. Sentindo-se mal desde o fim de semana, ele chegou a cogitar não largar para a etapa. Para complicar, o ar condicionado do carro apresentou problemas, aumentando a temperatura da cabine em um dia já quente. A insistência acabou premiada com a vitória do dia e a medalha que premia o feito, depois que o piloto passou pelo hospital para receber soro e se reidratar. De quebra, ele e Andreotti assumiram a liderança na geral, seguidos por Moraes/Bentivoglio.
Nos UTVs, a festa foi de um piloto de casa. Ao lado do experiente navegador potiguar Flávio França, Tomas Luza (Polaris RZR Pro R / Gran7 – Cotton Racing) fez valer o conhecimento do tipo de terreno enfrentado na etapa para terminar na frente. A dupla superou os atuais campeões Deni do Nascimento / Gunnar Dums por 1min32. Com o terceiro lugar do dia, Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Racing) tomaram a ponta de Rodrigo Varela / Matheus Mazzei e aparecem agora 44s à frente.
Sobre duas rodas, a etapa foi mais uma vez de Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha). O francês, invicto este ano no Brasileiro de Rally Raid, confirmou sua ótima forma para bater Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450R / Honda Racing), com o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450R / Honda Racing) em terceiro. Metge ampliou para a 8min28 a vantagem em relação a Duplessis.
Maratona
A terça-feira é o dia da primeira perna da etapa Maratona, com a principal novidade do Sertões BRB. Motos, UTVs e quadriciclos terão pela frente um percurso de 434 quilômetros em torno de Luís Eduardo Magalhães, com 418 deles cronometrados.Atravessarão estradas de fazenda, 70 km de areia dura e uma serra, com direito a um trecho de trial curto, mas extremamente técnico. A especial termina com longas retas.
Já os carros seguem em outra direção para encarar 293 km (especial de 236 km), também por estradas de fazenda, passando por brejos e veredas. Para os navegadores, um desafio extra, já que não haverá nenhum tipo de rastro ou referência no terreno.
Ao fim da etapa, pilotos e navegadores contarão com 90 minutos (até o ano passado eram 30) para fazer a manutenção de seus veículos, já que não podem receber apoio externo. Na quarta-feira, os percursos se invertem entre as modalidades.
Aspas
Adrien Metge (vencedor Moto)
“Foi uma etapa bem parecida com a de ontem, bastante rápida, um pouco mais difícil no começo. As longas retas ajudaram na navegação, já que fui o primeiro a largar novamente. É bom conseguir aumentar a vantagem na geral”.
Beco Andreotti (vencedor Carro)
“Foi uma etapa ótima, a planilha estava muito bem marcada. Para o Adroaldo não foi fácil, já que ele vinha se sentindo mal e não pudemos contar com o ar condicionado, a um certo ponto estávamos com 56° no carro. Passamos o Lucas e o Kaíque quando eles tiveram problemas com os pneus e conseguimos abrir. O ritmo do Major me impressionou, é a primeira prova dele com um T1+ e já andando muito forte. Agora estamos na frente, sabemos da força do Lucas e de seu equipamento, mas Sertões é Sertões”.
Tomas Luza (vencedor UTV)
“Não é fácil concorrer no meio de tantas feras, mas viemos bem para chegar em casa. A especial teve um começo bem rápido, foram vários tipos de terreno. Eu tenho alguma familiaridade com o terreno, mas nunca andei de UTV em LEM. De todo modo, espero que isso me ajude”.
RESULTADOS(extraoficiais)
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
Moto
1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 4h34min34
2) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto2, 4h36min49
3) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 4h37min30
4) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 4h38min02
5) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 4h41min29
Carro
1) Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 5h55min57
2) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 5h58min30
3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 6h00min37
4) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 6h00min46
5) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 6h04min02
UTV
1) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (1)UT1, 4h43min59
2) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (2)UT1, 4h45min22
3) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (3)UT1, 4h45min23
4) Thiago Fraga / Marcelo Ritter #122, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (4)UT1, 4h46min10
5) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (5)UT1, 4h46min20 CLASSIFICAÇÃO GERAL Moto
1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 10h37min31
2) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 10h46min00
3) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 10h47min36
4) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto 2, 10h58min55
5) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 11h01min43
Carro
1) Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (1)T1M, 9h06min38
2) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (2)T1M, 9h07min58
3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 9h14min38
4) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M, 9h15min20
5) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 9h26min19
UTV
1) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (1)UT1, 10h58min52
2) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (2)UT1, a 44s4
3) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (3)UT1, a 2min29
4) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (4)UT1, a 5min33
5) Leonardo Beleza / Solon Mendes #130, Polaris RZR Pro R / Quadritec, (1)UT2, a 10min13
Fonte:Sertões Siga nossas redes sociais!
Instagram - https://instagram.com/lsoffroad.com.br YouTube - https://www.youtube.com/@nandosilva21 Facebook - https://www.facebook.com/lsassessoriaoffroad/ Tiktok - tiktok.com/@lsoffroad.com.br
Комментарии